sábado, 11 de junho de 2016

BRUMADO - SUA HISTÓRIA


Brumado

A história de formação do município de Brumado é marcada por um cenário de grandes lutas, aventuras e morte, entre os nativos na região que eram os índios, os bandeirantes e a Casa da Ponte, no século XVII. Essas lutas aconteciam devido o interesse dos Bandeirantes de Portugal e a casa da Ponte pelas terras, pecuária e agricultura da região. E mais tardes também as pedras preciosas. Com ambição de seres mais ricos e que seus nomes fiquem marcado na história, foi que o bandeirante Francisco de Souza Meira partiu em direção a região de Santa Ana de Caetité. Ali começou um combate que viria exterminar os índios da língua tupinambá, à custa de muitas vidas portuguesas, já que os índios, que eram muitos, nunca se entregaram, mas lutaram até a morte. Nesta época os índios Tupinães e Pataxós que habitavam nesta região.

Barragem

A cidade de Brumado foi fundada em meados do século XVIII pela tropa portuguesa comandada pelo capitão Francisco de Souza Meira.Os portugueses lutaram contra a tribo indígena Tupinambá, até subirem a margem esquerda do Rio Antônio e encontrarem local adequado para a fundação da vila, inicialmente chamada de Bom Jesus do Campo Seco. A região era primitivamente habitada por indígenas bravios.


Por volta de 1813, o capitão Francisco de Sousa Meira, seguido de turmas de aventureiros, procedente de Minas do Rio de Contas, atravessou o rio Brumado, chegando à foz do Rio do Antônio, sendo constituída a fazenda Bom Jesus do Campo Seco.


Praça Coronel Zeca Leite

Em 1813, foi construída a fazenda Bom Jesus do Campo Seco, pertencia ao município de Livramento do Brumado das Minas do Rio das Contas, com o surgimento de Caetité como cidade, foi transferido para essa localidade. Mais tarde foi constituído Povoado Bom Jesus dos Meiras. Com o passar dos anos o povoado passou a ser Distrito Bom Jesus dos Meiras.Com o desenvolvimento da agricultura e pecuária, a povoação passou a ser Freguesia no ano de 1869.

Em 1877, recebeu a categoria de Vila. Em 11 de junho de 1877, Bom Jesus dos Meiras desmembrou-se politicamente de Caetité, com a Lei Provincial nº1756, ocorrendo a elevação para vila e com a criação do seu próprio município. O autor do Projeto foi o deputado provincial Dr. Marcolino Moura. Somente em 23 de junho de 1931, teve seu nome mudado para Brumado.  A vila de Brumado foi reconhecida como Cidade em 1938, pelo Decreto Federal, e em 1939, pelo Decreto de Lei Estadual. 



Área de Mineração




5 comentários:

  1. Legal muito interessante conhecer um pouco da história de Brumado.

    ResponderExcluir
  2. Legal muito interessante conhecer um pouco da história de Brumado.

    ResponderExcluir
  3. Realmente é de suma importância conhecer um pouco da história dos lugares belíssimos da região nordeste.Parabéns pelo belo trabalho e pela linda história.

    ResponderExcluir