sábado, 11 de junho de 2016

SALVADOR - A CAPITAL



Salvador - Capital

Inicialmente vamos relatar um pouco da História de Salvador e em seguida, sua influência como Capital, no sertão Baiano no Sudoeste, especialmente na cidade de Caetité, que foi de onde surgiu a cidade de BRUMADO.

Em 1901, no território de Salvador iniciou a conquista dos Portuguesa, quando a Baia de Todos os Santos recebeu este nome e a Barra foi instituído como rota principal dos Portugueses. O núcleo Marítimo brasileiro mais velho foi o porto da Barra. Depois que surgiu a cidade de Salvador. Na Barra era o ponto em que existia contrabando de produtos de Portugal. Nesta localidade, ouve loteamento, moravam os pescadores, fazendeiros, contrabandistas, em seguida os veranistas e por fim os nobres vieram morar na Barra.

A Cidade do Salvador foi fundada em 1549, pelo primeiro governador do Brasil, Thomé de Sousa. Foi construída com o propósito de ser a capital da América Lusitana (parte da América colonizadas pelos portugueses), dando início à colonização efetiva do Brasil.

Até o início do século 19, era a maior cidade do Brasil e a segunda maior do Império Lusitano, depois de Lisboa. É uma cidade importante devido as suas rotas comerciais e por ser uma cidade administrativa.  Em 1808, Salvador tornou-se a primeira sede da Coroa Portuguesa, no Brasil. Atualmente a cidade dispõe de uma rica cultura, com importantes contribuições dos portugueses, indígenas e dos africanos. A cidade guarda um inestimável patrimônio histórico.

Salvador, como grande centro comercial e industrial, sendo a Capital, teve grande influência nas cidades do interior. E no sertão Baiano, em especial na cidade Santa Ana de Caetité, atual Caetité, não foi diferente.  Por ser uma região onde existia grandes plantações de algodão, e uma imensa criação de gado, além de ser uma forte região policultura (diversidade de plantação agrícola) posteriormente também pedras preciosas encontradas em regiões próximas como Rio de Contas. Devido ao fato de ter produtos de grande importância para exportação, eram transportadas para capital, onde havia uma circulação comercial. O algodão era vendido as fabricas para criação de tecidos, e o gado vendido para a comercialização da venda de carne.

Um comentário:

  1. A cidade realmente se tornou um dos lugares visitados por pessoas vindas de vários lugares do brasil e do mundo,pois se encantam com a beleza dos lugares turísticos e com a receptividade do povo baiano. viva Salvador!

    ResponderExcluir